Em uma ligação eu escuto normalmente, mas a outra pessoa não escuta nada.
Ou
Em uma ligação eu "não" escuto, mas a outra pessoa me escuta normalmente.


a) Se você está usando o seu computador(WebFone ou SoftFone)


b) Se você está usando um ATA


a) Se você está usando o WebFone ou SoftFone do seu computador:

1. Faça um teste usando nosso softfone "Download" e teste também nosso "webfone".

2. Verifique e teste as conexões do seu headset com a placa de som do kit multimídia do seu computador (Você pode ter invertido a ordem de conexão dos plugues).

3. Verifique se o controle de volume do microfone está em um nível adequado.

4. Você pode conferir a qualidade do som enviado e recebido. Faça esse teste usando o programa 'Gravador de som' do seu computador para testar os recursos da sua placa de som.

Para abrir o Gravador de som, escolha Iniciar - Programas - Acessórios - Entretenimento - Gravador de som.

Para testar a placa de som:

a. Escolha Arquivo - Novo.
b. Clique no botão Gravar (o botão com o círculo vermelho).
c. Fale no microfone para gravar a sua voz.
d. Clique no botão Parar (o botão com o quadrado preto).
e. Para reproduzir o arquivo de som, clique no botão Play (o botão com a seta preta).

Se você não conseguir ouvir o que gravou é indicativo de que o microfone do seu headset pode estar com problemas.

5. Verifique no Windows (menu Iniciar/ Programas/ Acessórios/ Entretenimento/ Controle de Volume) se o seu microfone está habilitado e também se o seu nível de volume está corretamente ajustado.

6. Em alguns casos ou modelos de modens de banda larga, é necessário abrir portas em seu firewall, ou em seu modem ou em seu roteador. Solicite ao seu administrador de rede para liberar(abrir) as portas(port forwarding) necessárias para o funcionamento do VoIP:

As portas que devem ser abertas são: UDP/TCP de 4569 à 35000.

Você deve solicitar a uma pessoa que tenha conhecimento básico de informática. É muito simples, basta acessar a configuração do seu modem ou roteador e na seção de NAT ou PortForward, inserir as portas a serem abertas: UDP/TCP de 4569 à 35000.

Você deve abrir a porta para o "IP do seu computador".

Poderá ainda consultar como abrir as portas de diversos modelos de modens e roteadores acessando o site: www.portforward.com

"Abrir portas" de modens e roteadores é bastante comum e usado para inúmeros jogos, aplicativos, emuladores de áudio e vídeo, etc. Na Internet existem milhares de artigos a respeito.

7. Utilize o sistema em outro computador "fora da sua residência ou escritório" e teste-o com algumas ligações. Se o problema não ocorrer nesta situação é indicativo de problemas na sua placa de som.

8. Caso os itens de 1 a 7 não tenham resolvido o seu problema, acesse nossa página "Fale Conosco", escolha o departamento de "Suporte Técnico" e nos envie:

- Todos os procedimentos que você já fez.
- Modelo do seu SoftFone ou ATA.
- Marca e modelo do seu modem e/ou roteador.

Envie essas informações agora para nosso Suporte Técnico clicando aqui.


b) Se você está usando um adaptador(ATA)

1. Teste o aparelho telefônico ligado ao ATA em outra linha telefônica. Se o problema persistir substitua o aparelho telefônico.

2. Se você está usando o ATA em um PABX, desconecte o(s) cabo(s) que liga(m) o adaptador(ATA) à(s) posição(ões) de tronco do PABX e conecte diretamente a um aparelho telefônico. Se o serviço voltar a funcionar normalmente, é um indicativo de que o seu PABX está gerando este problema. Acione o seu técnico mantenedor do PABX para que o problema seja solucionado.

3. Em alguns casos ou modelos de modens de banda larga, é necessário abrir portas em seu firewall, ou em seu modem ou em seu roteador. Solicite ao seu administrador de rede para liberar(abrir) as portas(port forwarding) necessárias para o funcionamento do VoIP:

As portas que devem ser abertas são: UDP/TCP de 4569 à 35000.

Você deve solicitar a uma pessoa que tenha conhecimento básico de informática. É muito simples, basta acessar a configuração do seu modem ou roteador e na seção de NAT ou PortForward, inserir as portas a serem abertas: UDP/TCP de 4569 à 35000.

Você deve abrir a porta para o "IP do seu computador".

Poderá ainda consultar como abrir as portas de diversos modelos de modens e roteadores acessando o site: www.portforward.com

"Abrir portas" de modens e roteadores é bastante comum e usado para inúmeros jogos, aplicativos, emuladores de áudio e vídeo, etc. Na Internet existem milhares de artigos a respeito.

4. Caso os itens de 1 a 3 não tenham resolvido o seu problema, acesse nossa página "Fale Conosco", escolha o departamento de "Suporte Técnico" e nos envie:

- Todos os procedimentos que você já fez.
- Modelo do seu SoftFone ou ATA.
- Marca e modelo do seu modem e/ou roteador.

Envie essas informações agora para nosso Suporte Técnico clicando aqui.